VoltarTecnologias avançadas: IA lidera o ranking nas Startups

Tecnologias avançadas: IA lidera o ranking nas Startups imagem

Adoção de tecnologias para inovação sem limites

De acordo com dados do Observatório Sebrae Startups, a IA vem sendo adotada por 29% das startups. Essa adoção acelerada reflete seu potencial para otimizar processos, personalizar experiências e gerar insights estratégicos a partir de grandes volumes de dados.

Logo atrás no ranking temos as APIs (Interface de Programação de Aplicações) que já são utilizadas por 10% das startups, permitindo maior integração entre sistemas e acelerando o desenvolvimento de novas soluções e a computação em nuvem, que também ganha força, sendo adotada por 6% das empresas, garantindo mais flexibilidade, escalabilidade e redução de custos operacionais.

Outra tendência importante é o crescimento das soluções sustentáveis, que também representam 6% das startups, evidenciando a preocupação com inovação aliada à responsabilidade ambiental.

Setores e serviços

A análise do ecossistema de startups brasileiras revela que os principais produtos desenvolvidos por essas empresas estão concentrados em softwares (37%) e serviços (34%), demonstrando a forte digitalização do setor. Já os produtos físicos (20%) e a produção de conteúdo (4%) aparecem com menor expressividade, evidenciando que a inovação tecnológica está mais voltada para soluções digitais e escaláveis.

Além disso, o modelo de negócio B2B (Business to Business) lidera o mercado, representando 45% do setor. Isso indica que muitas startups estão focadas em oferecer soluções tecnológicas para outras empresas, automatizando processos e melhorando a eficiência operacional. Já o modelo B2C (Business to Consumer) representa 25%, enquanto o modelo híbrido B2B2C 21%.

Quando analisamos os segmentos mais relevantes, Tecnologia da Informação (13%) aparece como o setor dominante, refletindo a crescente demanda por softwares, inteligência artificial e automação. Outras áreas que vêm ganhando espaço incluem Saúde e Bem-estar (11%), Educação (10%) e Agronegócio (8%).

Outro dado relevante da análise é o estágio de maturidade das startups. A maior parte ainda está nos primeiros ciclos de desenvolvimento: 37% encontram-se na fase de ideação, 35% estão em validação, 9% atingiram a fase de crescimento e apenas 2% chegaram à escala, um indicativo de que o desafio para muitas startups está justamente em conseguir crescer de forma sustentável e consolidar sua presença no mercado.

Com o mercado cada vez mais competitivo e a tecnologia evoluindo rapidamente, startups que investem nessas ferramentas ganham vantagem estratégica, conseguindo otimizar suas operações, melhorar a experiência do cliente e expandir seus negócios com mais agilidade.

O futuro do empreendedorismo brasileiro está diretamente ligado à adoção de tecnologias avançadas – e as startups que souberem aproveitar essa onda de inovação terão mais chances de se destacar e crescer de forma sustentável.

Sua startup precisa de tecnologia para crescer? A Infity desenvolve seu software sob medida, utilizando de tecnologias modernas para levar seu negócio ao próximo nível! Fale com a gente.