VoltarEmpreender é um caminho solitário?

Empreender é um caminho solitário? imagem

Se você está nesta jornada, com toda certeza já se perguntou se empreender era realmente solitário. Algumas vezes pode até ter sentido falta de apoio dos amigos e familiares, sem contar na mudança radical da rotina.

Nesse artigo, nós da Infity vamos ter uma conversa de empreendedor para empreendedor, com algumas histórias nossas e outras de stakeholders. Vem de coração aberto, porque hoje estamos sentimentais.

Empreender não é para fracos

Mas, também não é só para quem tem nervos de aço. Sabe o que isso significa? Quer dizer que você não precisa nascer pronto para levar todas as pancadas que empreender vai te dar.

Você precisa apenas entender que você mudou o rumo da sua carreira. Esquece sua formação, esquece o que estava na sua carteira de trabalho. Isso não é mais o seu caminho.

Seu caminho é empreender. E sabe o que compreender isso significa? Que assim como quando você saía de um emprego por não estar dando mais certo, você pode sair de um empreendimento caso ele não seja mais para você.

Não tenha vergonha e nem compare com outros

Quando você recomeça, pode parecer que deu errado, que você falhou e que nada que coloca sua mão dá certo.

Mas a vida não é assim e empreendedores de sucesso sabem disso. Quantas empresas gigantescas são fruto de uma segunda ou terceira tentativa do dono?

Empreender é para fortes pois exige que você recalcule rotas, trace novos caminhos.

Você não vai viver como antes

Isso é uma garantia. Sua vida vai mudar em todos os aspectos. Mas, principalmente no financeiro.

Infelizmente você talvez tenha que abdicar de algum tempo ocioso para ter mais resultados dentro da sua empresa. Principalmente no início.

Mas, com o tempo isso melhora. E sabe o que nunca mais vai ser o mesmo? O salário.

Hoje o mercado de trabalho é cruel com quem está dentro dele. Raras exceções. E dificilmente você vai conseguir ganhar tão bem quanto quem empreende.

Grandes riscos, grandes responsabilidades, grandes ganhos.

E de onde vem a solidão?

Com sua agenda mais corrida, você vai ter que abdicar sim de alguns encontros com os amigos. Estamos jogando a real aqui.

Pois empreender não é linear e com o tempo você vai aprender que tem momentos e momentos do ano. Momentos de vacas gordas e de vacas em dieta.

E nesses momentos você vai ter que por esforço na sua empresa. Afinal, nós sabemos que é o olho do dono que engorda o gado.

Mas, apesar dos desafios constantes. Empreender é o que nos move aqui dentro, por isso recomendamos sempre.

Empreenda, mesmo que a jornada seja desconhecida.