VoltarEmpreendedorismo Feminino: conheça cinco startups criadas por mulheres brasileiras

Empreendedorismo Feminino: conheça cinco startups criadas por mulheres brasileiras imagem


Empreender é matar um leão ao dia e o nível deste desafio sobe quando falamos do empreendedorismo feminino. No Brasil, apenas 4,7% das startups no Brasil são fundadas exclusivamente por mulheres – um avanço de apenas 0,3% na última década, de acordo com o estudo “Female Founders Report 2021”.


Mas, por isso que a Infity adora mudar um pouco dessa realidade. Sempre que pegamos um novo projeto, sentimos entusiasmo dos nossos clientes e damos sempre o melhor da equipe. Mas quando vemos mulheres liderando a equipe, nossos olhos brilham.

Veja cinco startups que são puro empreendedorismo feminino no Brasil

Mas, sem delongas aqui, afinal empreender é um eterno criar o próprio tempo e ler de forma dinâmica, vamos a lista que você espera ler desde que abriu este artigo:

Startup 1: Workhub Digital

Fundada por Andréa Migliori, a Workhub digital é uma intranet pronta para ser instalada no Sharepoint da empresa que você trabalha.


A facilidade de instalação (apenas 7 dias) e as funcionalidades, que são mais de 50, com toda certeza fazem esta startup se destacar. Os números são incríveis: mais de 100 empresas adeptas e mais de 205mil usuários.


E o valor de mercado? Mais de U$ 300mil.

Startup 2: Gupy

Se você já se precisou se recolocar no mercado de trabalho, com toda certeza já ouviu falar deste site.


Gupy é uma HRtech que ganhou muito espaço no mercado e foi fundada por Mariana Dias e Bruna Guimarães. A ideia da empresa é agilizar e facilitar o processo de seleção com uso de avançada inteligência artificial.


Startup 3: Plenapausa

Fundada por Márcia Cunha, esta Startup é uma plataforma de informação, cuidado, tratamento para mulheres que estão passando pela menopausa, desenvolvendo suplementos para aliviar os principais sintomas.

Startup 4: Pipo Saúde

Criada pela veterana no ecossistema de startups, Manoela Mitchell, a Pipo Saúde usa dados e tecnologia para ajudar o RH das empresas na hora de escolher planos de saúde.


Esta healthtech levantou uma série A de R$ 100 milhões liderada pelo fundo norte-americano Thrive Capital.

Startup 5: Vittude

Tatiana Pimenta é responsável por um dos maiores portais de saúde mental do país. Vittude possui mais de 200 clientes e atende nomes grandes como O Boticário, Vivo, Ambev e outros.


A criação da empresa já garantiu premiação pela Cartier Women’s Initiative, que reconhece empreendedoras em todo o mundo que estão à frente de negócios com impacto social relevante.

Quais são as ideias mais comuns no empreendedorismo feminino?

As melhores ideias na hora de empreender surgem de uma demanda pessoal que não é atendida ou de uma demanda de um nicho que não é atendido.


Então, se você é responsável por esta ideia de forma pioneira, tem mais chances de dar certo. Mas, lembre-se: a inovação e a diferenciação de mercado são fatos importantes para te manter no jogo.


Aqui vamos colocar algumas ideias rudimentares que podem ser um norte para você no empreendedorismo feminino:


  • Aplicativos que facilitam a vida de outras mulheres;
  • Gerenciamento de rotina familiar;
  • Aplicativos voltados para saúde;
  • Aplicativos voltados para educação e criação dos filhos;
  • Plataformas para planejar viagens;
  • Plataformas de desenvolvimento pessoal e profissional;


Vale lembrar que hoje em dia a mulher é multitarefa e não se define apenas por coisas de maquiagem ou que antes eram ditas como femininas.


Observe. Empreenda pensando em algo que você gostaria de ter e não possui.

Empreender não é uma garantia, mas nada na vida é

Em algum ponto da vida você já deve ter pensado em se arriscar, mas ouviu da sua consciência ou de alguém que ter um trabalho com um salário fixo é mais seguro.


Mas, é mais seguro até que ponto? Qual é a garantia de que no próximo mês você vai ter seu salário ou seu emprego? Logicamente existem leis que te ajudam se o pior acontecer.


Porém, empreender também permite que você consiga montar uma reserva de segurança caso o pior aconteça.


O que você não pode deixar é a vontade passar ou a sua ideia ser feita por outra pessoa e dar certo.


Se precisar de alguém para executar seu MVP, conta conosco!