VoltarO que podemos esperar do cenário de desenvolvimento de aplicações no ano de 2025?

Em um cenário onde a IA (Inteligência Artificial) não é mais um questionamento e sim uma certeza, o que o setor de desenvolvimento de aplicações pode esperar para 2025? Quais são as linguagens que serão mais usadas e como se destacar neste meio?
Se você tem o mínimo interesse por tecnologia ou deseja saber se o seu novo investimento no setor tem chances de dar certo, eu aconselho você ficar até o final deste artigo que nós da Infity escrevemos e pesquisamos para você!
Quais as principais tendências de desenvolvimento de aplicativos em 2025?
Indo direto ao ponto: a tendência da inteligência artificial continua fortíssima, na verdade a possibilidade é que ela se aperfeiçoe cada vez mais.
Afinal, depois que o Chat GPT nos ensinou como a vida pode ser mais fácil com a presença da IA, dificilmente vamos voltar a uma rotina sem a presença dela.
Hiperautomação
Agora, seguindo a linha de raciocínio, se a IA continua em alta, a hiperautomação, também vai ter destaque.
Se você ainda não sabe o que isso significa: a hiperautomação é uma abordagem que integra tecnologias como RPA (Robotc Process Automation), IA e automação.
Essa mistura cria operações mais ágeis, eficientes e escaláveis e permitem que empresas tomem decisões de alto impacto em tempo real.
NoCode e LowCode
Segundo um estudo realizado pela Gartner até o final de 2025, 70% dos aplicativos vão ser desenvolvidos pela tecnologia NoCode.
Esta forma de desenvolvimento de aplicações é mais democrática e consegue viabilizar apps parrudos e em menor tempo.
Assim, também, entra o LowCode, que teve um expressivo crescimento desde a pandemia.
Segurança e Privacidade
Outro ponto importantíssimo no quesito de desenvolvimento de aplicações é a segurança e privacidade.
Desde que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi instalada no Brasil os olhos do setor de tecnologia se voltaram, ainda mais, para a segurança dos dados dos usuários.
Isso porque, além dos prejuízos de imagem que um vazamento de dados causa, a Lei pode punir em até R$ 50 milhões a empresa que tiver os dados dos clientes expostos.
Chatbots e assistentes virtuais
Uma verdadeira mão na roda para quem precisa atender ao público. O uso da IA para este tipo de serviço e aplicação tende a ficar cada vez melhor e aperfeiçoado.
Então, investir no uso e na criação de novos aplicativos que auxiliem na rotina, atendimento e até mesmo organização da vida das pessoas é um grande e promissor caminho para 2025.
Ekon Partners: uma empresa que vale a pena conhecer
Se você acha que a Infity Works é uma excelente empresa, deve se alegrar com a novidade que vou contar!
Ekon Partners é um "Spin-of” da Infity, a irmã mais nova do nosso grupo e uma empresa especializada em desenvolver soluções para otimizar seu atendimento e processos.
Dentro de uma empresa borbulhante de ideias e repleta de Know-How, a Ekon traz soluções focadas em Inteligência Artificial e automação para WhatsApp.
Desta forma, a Ekon consegue reduzir custos em até 8x para os clientes, além de implementar uma máquina de vendas automatizada na sua empresa.
2025: o ano de deixar que a tecnologia assuma parte das funções da sua empresa
Acompanhar as tendências no desenvolvimento de aplicações traz muita coisa boa para quem empreende.
Principalmente entender como a tecnologia pode romper barreiras e fazer com que você consiga ter mais tempo para desempenhar funções que realmente importam.
Por isso, se precisar de uma empresa para desenvolver sua ideia ou solucionar seu problema na máquina de vendas, conte com a Infity e com a Ekon!